(48) 3223-7333 – Seg. a Sex. das 8h às 12h e das 14h às 18h

A saúde começa pela boca: doença periodontal é uma das principais complicações do diabetes; saiba mais

Dia 14 de novembro celebra o Dia Mundial do Combate ao diabetes, condição que afeta 1 em cada 11 pessoas no mundo todo; patologia está ligada diretamente a saúde bucal e merece atenção.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google

Com o objetivo de promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção e educação em diabetes, acontece, no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. A campanha é uma ação da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita-se que 1 em cada 11 pessoas no mundo todo tenham a doença. A diabetes é uma doença silenciosa causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O que pouca gente sabe, é que a condição está ligada diretamente à saúde bucal e merece atenção.

Diabetes X Saúde Bucal

A periodontite ou doença periodontal é uma infecção crônica que acomete os tecidos de proteção e sustentação do dente – gengiva, ligamento periodontal e osso. Essa inflamação é desencadeada por bactérias, que geram uma resposta inflamatória, fazendo com que a periodontite seja considerada a sexta complicação clássica do diabetes. Esse processo inflamatório, se não tratado, leva à perda do osso que sustenta o dente na boca e, consequentemente, à perda do próprio dente.

De acordo com o especialista Dr. Ivan Borges – um dos principais profissionais na área de Periodontia Estética e Implantodontia do Brasil – a relação da doença com problemas bucais é uma das mais bem-estabelecidas em pesquisas e a interação das duas condições ocorre em uma via de mão dupla. “A periodontite atinge cerca de 80% da população e é a sexta maior complicação para quem tem diabetes. As alterações na vascularização periodontal e nos níveis glicêmicos do fluido sulcular gengival facilitam a instalação ou alteram o curso da doença periodontal em diabéticos. Por outro lado, a inflamação da gengiva também dificulta a absorção de insulina, podendo causar uma descompensação glicêmica nos portadores de diabetes, ou seja, uma condição afeta a outra diretamente e por isso é importante falarmos de conscientização aproveitando a data”, explica o especialista.

Campanha “Sorrir Muda Tudo”

No último dia (25), começou a campanha “Sorrir Muda Tudo”, que visa a conscientização e valorização da saúde bucal, exaltando de que maneira ela é capaz de interferir diretamente em todo o corpo. A iniciativa tem apoio da Dentsply Sirona (www.dentsplysirona.com/pt-br) – maior fabricante de soluções odontológicas do mundo – e da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), além das principais entidades e indústrias do setor.

Deixe seu comentário

Descubra mais sobre

Por que os implantes dentários estão se tornando tão populares em 2020?

Os implantes dentários são uma consequência direta dos avanços da tecnologia na indústria odontológica. Sua popularidade decorre...

A saúde começa pela boca: doença periodontal é uma das principais complicações do diabetes; saiba mais

Dia 14 de novembro celebra o Dia Mundial do Combate ao diabetes, condição que afeta...

gostou do que viu?

Vamos agendar uma consulta?

(48) 3223-7333 – Seg. a Sex. das 8h às 12h e das 14h às 18h
Rua Alves de Brito, 141 – Centro, Florianópolis, SC – Ed. Beira Mar Building – Sala 503

© 2019 – Dr. Ivan Borges Jr. – Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Django – Design, Branding, Experience